O que aconteceu com o Manchester United?

Resultado de imagem para manchester united mourinho

A tradicional equipe de Manchester, na Inglaterra, foi fundada em 1878, e é conhecida por sua história gloriosa, regada a vários títulos e grandes contratações. Porém, nos últimos anos, os Red Devils (como a equipe é conhecida por seus torcedores) tem deixado a desejar em resultados, e, principalmente, em conquistas. O United manda suas partidas no Old Trafford, que tem capacidade para 76 mil pessoas.

Títulos

O Manchester United é a equipe com mais títulos do campeonato nacional, com:

-20 Barclays Premier League

-12 Copas da Inglaterra (FA Cup)

-4 Copas da Liga Inglesa

-21 Supercopas da Inglaterra

E o segundo clube inglês com mais títulos europeus, atrás apenas do Liverpool, com:

-3 Champions Leagues

-1 Supercopa da UEFA

-1 Recopa da UEFA

Além de conquistar em 2008 o Mundial Interclubes da FIFA.

História

Apesar da fundação em 1878, apenas em 1902 é que o Manchester United iniciou sua trajetória com esse nome, após investimentos do empresário John Henry Davies, que foi presidente do clube até 1927.

Na temporada 1908/1909, o começo de uma história magnífica, com o 1 º título do campeonato inglês e da FA Cup, após contratar jogadores do Manchester City, clube que havia sofrido uma punição por pagar salários acima do teto estabelecidos pela Associação Inglesa de Futebol.

Porém, em 1922, conheceu seu primeiro rebaixamento, confirmando as campanhas ruins que o clube vinha tendo desde o fim da década de 1910. E apenas em 1925 o clube conseguiu o acesso e o retorno à principal divisão do campeonato inglês.

A 2 ª Guerra Mundial veio, e com isso a competição foi interrompida. Mas após o seu fim, o United trouxe o técnico Matt Busby, que tinha construído uma sólida carreira no rival City. E na temporada 1946/1947 os resultados começaram a aparecer, com um vice campeonato inglês. Na temporada 1951/1952, o United volta a ser campeão inglês após 51 anos.

Em 1956/1957 o Manchester surpreendeu. Após 4 temporadas longe dos primeiros lugares, a equipe com média de idade de 22 anos conquistou o campeonato nacional e se tornou o primeiro clube inglês a participar da récem-criada Champions League. Depois disso, o clube se consolidou como grande, tendo apenas mais uma mancha em sua história, outro rebaixamento em 1974.

-Sir Alex Ferguson

Foram 27 anos à frente do Red Devils, e 38 títulos. Antes de sua chegada, o United tinha apenas 7 títulos ingleses, sendo apenas o 4 º maior vencedor, juntamente com Aston Villa. Seu primeiro título veio apenas em 1990, com a conquista da Copa da Inglaterra.

Na temporada 1992/1993, o campeonato inglês muda sua configuração e passa a se chamar Premier League. Desde então, Sir Alex Ferguson se torna uma figura notável, vencendo 13 títulos do novo campeonato nacional. Além disso, Ferguson conquista 2 Champions League em sua passagem pelo clube.

Nessa passagem, vários ídolos surgiram, dentre eles Hughes, Eric Cantona, Andriy Kančelskis, Gary Neville, Paul Scholes, Ryan Giggs, Van Nistelroo, Rio Ferdinand, Van der Sar, Wayne Rooney (que atua até hoje pela equipe) e a fera, Cristiano Ronaldo.

Ao fim da temporada 2012/2013, Ferguson se aposenta e deixa uma lacuna no comando do trdicional Manchester United. Soma-se a isso o principal rival, Manchester City, que há pouco havia sido comprado por um grupo de empresários e começava a dar largos passos para entrar entre os grandes da Inglaterra, posto que antes era destinado apenas a Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester United.

Era pós Ferguson

Após a aposentadoria de um dos maiores ídolos da história do Manchester United, Sir Alex Ferguson, David Moyes foi o encarregado de substituir o grande treinador. Mas desde então, os Red Devils não conseguiram voltar à glória, e mais, tem encontrado dificuldades de se qualificar à Champions League. Na última temporada, ficou em 5 º lugar, com 66 pontos, e atrás do seu rival, City.

Um dos clubes mais ricos do mundo

O Manchester United é sempre um time que movimenta muito o mercado de transferências europeu. Sempre com grandes e caras contratações, os Red Devils possuem um grande poder monetário e costumam fazer valer essa riqueza.

Nas últimas temporadas vários craques passaram pelo clube, com Van Persie, Beckham, Tévez, De Gea, entre outros. Além disso, o United se notabiliza por trazer promessas ofensivas a preço de ouro, como Juan Mata, Depay e Martial.

Um levantamento feito pela PR Marketing desde a temporada 2011/12 revelou que o Manchester United é o clube que mais vende camisas no mundo, no período foram 1 milhão e 750 mil peças. Para se ter uma ideia, apenas as camisas de Zlatan Ibrahimovic rendeu aos cofres dos Red Devils mais de 300 milhões de reais.

Problema na defesa

Após a aposentadoria de Rio Ferdinand, um grande problema tem incomodado a todos que acompanham o Manchester United, o sistema defensivo. Vários nomes passaram pela zaga e lateral, mas nenhum com grande destaque. Para se ter ideia da dificuldade defensiva do United, um jogador antes super criticado, o zagueiro Smalling agora é titular absoluto da zaga dos Diabos Vermelhos.

Jogadores considerados promessas como Luke Shaw, Phil Jones e Marcos Rojo nunca conseguiram se firmar na equipe. Darmian é outro atleta que tenta o seu espaço, mas sem muito brilho.

Entretanto, não vemos uma grande contratação de atleta do sistema defensivo, assim como fez recentemente o Manchester City, que também sofria com o mesmo problema, e contratou Mangala e Otamendi.

Expectativa para a temporada

Recém-contratado, o polêmico treinador José Mourinho é um dos destaques dessa equipe. Além dele, foi contratado o jovem zagueiro Eric Bailly, o volante Paul Pogba (contratação mais cara da temporada), o meia-direita Henrikh Mkhitaryan e o famoso atacante Zlatan Ibrahimovic, que veio de graça após ter o seu contrato terminado com o Paris-Saint-Germain.

O elenco conta com grandes jogadores, principalmente do meio pra frente, como Juan Mata, Depay, Martial, o ídolo Wayne Rooney, e a jovem promessa Marcus Rashford, que fez uma grande temporada já no ano passado.

Mas a fraca defesa pode acabar complicando o United que entra como favorito em todas as competições que vai disputar. Mourinho precisa encontrar uma forma de compactar sua defesa e meio-campo, para assim sofrer menos gols e conquistar as vitórias lá na frente.

Premier League: Tem tudo pra brigar pelo título, entra com um time badalado, mas com bons jogadores desmotivados desde as temporadas passadas. Trazer de volta o melhor futebol desses jogadores é uma das maiores missões de José Mourinho.

Além disso, Mourinho abriu mão de Bastian Schweinsteiger, tirando o campeão da Copa do Mundo dos planos para a temporada, e isso pode fazer diferença tanto técnica, como de relacionamentos em Old Trafford.

Apesar de um início de campeonato mediano, com 18 pontos conquistados em 8 partidas, a Champions League é uma obrigação do United pelo elenco que possui e por não ter conseguido a qualificação para essa temporada.

Liga Europa: Os Red Devils não conseguiram vaga na maior competição européia (Champions League), mas há um bom tempo o clube não vence um título europeu. Na teoria não terá grandes dificuldades no caminho até uma semi-final ou final, mas tem de se atentar para as surpresas e possíveis zebras da competição.

Por Gustavo Pereira

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s