A mudança do Liverpool com Jurgen Klopp

jurgen-klopp.jpgO treinador alemão Jurgen Klopp ficou conhecido mundialmente por seu trabalho de destaque no Borussia Dortmund (ALE), tendo conquistado dois títulos do Campeonato Alemão (2010/2011 e 2011/2012), uma Copa da Alemanha (2011/2012) e três Supercopas da Alemanha (2008, 2013 e 2014) e ganhando o Treinador do Ano na Alemanha em duas oportunidades, 2012 e 2013. Em abril de 2015 o técnico anunciou que deixaria o Borussia, mas em outubro do mesmo ano aceitou uma proposta do Liverpool (ING) e passou a comandar os Reds.

Klopp no Liverpool

O treinador alemão assumiu os Reds já com a temporada em andamento, e apenas na metade da temporada é que teve autonomia para contratações e para começar a dar a sua cara aos Reds.

O Liverpool conquistou seu último título em 2011, quando venceu a Copa da Inglaterra. Mas há muitas temporadas que os Reds não conseguiam repetir seu desempenho das décadas anteriores, onde se tornou temido por conquistar vários títulos ingleses e europeus. Até que na temporada 2013/2014 o Liverpool conseguiu o vice-campeonato inglês e voltou a disputar a Champions League, entretanto a campanha não foi além da fase de grupos.

Em 2015/2016, já com Jurgen Klopp, o Liverpool voltou ao protagonismo europeu ao chegar na final da Liga Europa após eliminar o ex-clube de Klopp, Borussia Dortmund, em uma virada sensacional. Mas acabou sendo batido pelo Sevilla na final, por 3 a 0 em pleno Anfield Stadium.

Temporada 2016/2017

Na primeira temporada de Klopp desde o início (2016/2017), o treinador alemão trouxe alguns jogadores para compor e qualificar o elenco:

Goleiros:

Loris Karius junto ao Mainz 05, por 5,27 milhões de euros

Alexander Manninger, junto ao Augsburg, de graça

Zagueiros:

Joel Matip, junto ao Schalke 04, de graça

Ragnar Klavan, junto ao Augsburg, por 4,25 milhões de euros

Meio-campistas

Georginio Wijnaldum, junto ao Newcastle, por 23,28 milhões de euros

Sadio Mané, junto ao Southampton, por 35,02 milhões de euros

E os resultados vieram dentro de campo. O Liverpool em 21 jogos conquistou 45 pontos e está em 3 º lugar na Premier League, com a mesma pontuação do segundo, Tottenham. Comandado pelo brasileiro Phillippe Coutinho e Sadio Mané, além do goleador Roberto Firmino, a equipe de Jurgen Klopp vem fazendo uma boa campanha, disputando ainda a semi-final da Copa da Liga Inglesa contra o Southampton.

Raio-X do Liverpool para temporada

Os Reds não estão disputando nenhuma competição europeia nesse ano, e por isso, Klopp tem a possibilidade de apostar todas suas fichas na Premier League, competição que o Liverpool não vence desde a temporada 1989/1990.

Em seu favor o Liverpool tem alguns jogadores como Coutinho e Mané em excelente fase. Firmino também vive um bom momento e a equipe com Klopp passou a ter uma cara, coisa que há um bom tempo não vinha tendo. Outro ponto positivo é o bom retrospecto contra os grandes ingleses, já que o Liverpool segue sem perder na temporada para as equipes que estão até a 9 ª posição na tabela.

Contra os Reds tem o excelente desempenho do Chelsea na temporada, desde que Antonio Conte chegou ao clube, algumas falhas técnicas defensivas, principalmente do questionável zagueiro Dejan Lovren e do capitão da Estônia, Ragnar Klavan.

Além disso, o Liverpool ainda tem dificuldades em bater os times considerados pequenos e médios. Nessa temporada, os Reds sofreram derrotas para o Burnley, por 2 a 0, e para o Bournemouth, por 4 a 3, em um jogo que os Reds tiveram o jogo na mão e sofreram a virada nos últimos minutos. E empatou com o Southampton, por 0 a 0, West Ham por 2 a 2 e Sunderland, por 2 a 2.

2 comentários em “A mudança do Liverpool com Jurgen Klopp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s