O Leão voltou a rugir! Avante Baeta!

baeta-1

(Foto: Antônio Paulo Neto)

Após bater na trave ano passado, Tupynambás Futebol Clube consegue o acesso e está de volta à primeira divisão do campeonato mineiro após 84 anos, quando disputou o campeonato mineiro da primeira divisão por duas vezes, nas temporadas 1933 e 1934, conseguindo na sua segunda participação a sua melhor marca, o vice-campeonato.

Fundado em 1911, O Tupynambás por muitas vezes largou e retomou o projeto de uma equipe profissional de futebol, mas foi em 2016 que o projeto retornou com ainda mais força, impulsionado pela venda do lateral-direito Danilo para o Real Madrid, que rendeu mais de 1 milhão ao clube por ser a equipe formadora do atleta, e logo na volta o Baeta conseguiu o acesso para a segunda divisão do campeonato mineiro, que disputou em 2017 e 2018.

Na primeira temporada o Leão do Poço Rico começou a todo vapor, se classificando em 2º lugar para o hexagonal final. No entanto, teve dificuldades nessa segunda fase da competição e conquistou apenas uma vitória em 10 jogos.

Mas o projeto até então já tinha se consolidado, e o Tupynambás abraçou, juntamente com seus muitos torcedores, a ideia de retornar à primeira divisão do campeonato mineiro.

Nesse ano o panorama do módulo II do campeonato mineiro foi outro. Muito mais organizado e com 12 equipes disputando o acesso, o Baeta se classificou em 3º lugar, com 19 pontos, e uma campanha de 6 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, o que o tornou semifinalista do módulo II.

Na semifinal da competição o Tupynambás encarou o América de Teófilo Otoni, sendo que o Mecão tinha a vantagem de dois resultados iguais.

Após um empate em 0x0 em casa a esperança ainda tomava conta do Leão do Poço Rico e os jogadores deram entrevistas em que confiavam na classificação fora de casa.

E ela veio! Jogando em Teófilo Otoni a equipe juiz-forana fez um jogo muito duro com os donos de casa e venceu por 2 a 1, com um gol salvador de Ademilson, de 43 anos, aos 43 minutos do segundo tempo. O outro gol foi marcado por Yan, e Jonatas Obina descontou para o Mecão.

Com a vitória o Baeta volta à primeira divisão do campeonato mineiro e a cidade de Juiz de Fora terá dois representantes na elite estadual, já que o Tupi também se assegurou na primeirona mineira.

Mas o campeonato ainda não terminou e o Leão do Poço Rico ainda pode rugir mais alto, já que enfrenta o Guarani de Divinópolis na final do Módulo II, e pode sagrar-se campeão.

Os jogos serão nos próximos dois sábados, dia 29/04, às 11 horas e 05/05, às 15 horas, sendo o primeiro em Juiz de Fora e o segundo em Divinópolis.

Todo apoio ao Tupynambás Futebol Clube que conseguiu uma vaga suada e consolidou o seu projeto no retorno ao futebol. Agora é torcer para que a equipe coloque mais um troféu a nível estadual em sua galeria, já que em 2016 o Baeta foi campeão da terceira divisão do campeonato mineiro.

Por Gustavo Pereira

Um comentário em “O Leão voltou a rugir! Avante Baeta!

Deixe um comentário